Jornalismo, Media, Comunicação e os meus comentários mais ou menos escabrosos sobre o Mundo!

1.11.05

PORQUÊ?

Abro este espaço porque ao fim de tanto tempo no jornalismo concluo que O JORNALISMO É SIMPLES, AS PESSOAS É QUE SÃO COMPLICADAS!

Já assisti a inúmeros conflitos entre os protagonistas e os media. E já fui alvo disso mesmo. Quem nunca foi pressionado para publicar, insultado porque escreveu ou deixou de escrever, porque, alegadamente, interpretou, erradamente o que foi dito, porque o assunto não tem interesse, etc. (a lista é interminável e só depende da imaginação).
E quem ainda não foi ameaçado de processos na justiça ou já esteve, mesmo, sentado no banco dos réus?

Eu já vivi ambas as situações e a mais caricata levou mais de um ano a ser resolvida e terminou no Supremo, depois de sucessivos recursos do queixoso perante as minhas repetidas absolvições (não pronúncia inicialmente, julgamento normal (posteriormente anulado por uma questão técnico-jurídico) e julgamento em colectivo.

O anedótico de todo este processo é que o queixoso ia a tribunal defender a honra ladeado por dois guardas prisionais porque já estava a cumprir pena pelos factos relatados na notícia!!!
Só que os processos são independentes e o meu prosseguiu.
A história envolvia um polícia amante de uma traficante de droga que nunca era apanhada pelas rusgas porque era avisada... vê-se bem por quem!!!

E desaguisados com políticos e figuras do desporto são intermináveis.
A palavra livre é uma arma muito poderosa. E é por isso que, o maior receio de um jornalista, deve ser o destruir injustamente a vida de alguém através do poder da palavra!

A comunicação é o bem mais precioso do Homem, mas é - igualmente - um bem traiçoeiro por ser fonte de desentendimentos. E as ideias são responsáveis pela esmagadora maioria dos conflitos da Humanidade.

Muitos outros argumentos poderiam ser aduzidos para justificar o início deste espaço.
Mas o basilar é a vontade de escrever sobre o assunto e deambular entre a componente técnica e reflexiva.

Porque O JORNALISMO É SIMPLES, AS PESSOAS É QUE SÃO COMPLICADAS!

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Daniel,
Pois que seja eu o 1º a deixar um comentário.
Sê bem-vindo à blogosfera.
Um abraço,

João Paulo Meneses disse...

que não te falte a força, mesmo em momentos de desânimo!