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20.11.06

PROMISCUIDADE PUBLICIDADE - JORNALISMO

O suplemento de Economia do Diário de Notícias publica hoje um especial sobre a BANCA ONLINE. Tem o mérito de funcionar como um verdadeiro suplemento já que a organização em 16 páginas, a começar em página ímpar, permite fazer uma separata.

O problema, é a paginação da publicidade.
Em três casos, a publicidade de bancos (em página inteira) está ao lado de notícias sobre essas mesmas instituições financeiras! É o caso do "best", "BanifF@ast" e "caixadirecta online"!

É óbvio para toda a gente que os conteúdos publicitários têm de ser compatíveis com o conjunto das notícias publicadas. Só assim se explica a segmentação de mercado. Mas isso, não significa que as notícias têm de ser "vendidas" para que se obtenham anúncios.
É, portanto, normal, que um jornal que vai publicar um trabalho desenvolvido sobre determinado assunto procure publicidade condizente. O problema, é quando a publicidade aparece lado-a-lado com as notícias que falam dos anunciantes!
Não ponho em causa a credibilidade do trabalho jornalístico, mas quem dirige as publicações deveria ter mais cuidado na paginação.
A verdade é que há situações em que não basta ser sério, é preciso parecer sério.

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