Jornalismo, Media, Comunicação e os meus comentários mais ou menos escabrosos sobre o Mundo!

27.1.09

SUSTENTABILIDADE DAS RÁDIOS LOCAIS PASSA PELA CONCENTRAÇÃO


A concentração das rádios locais é o caminho para garantir a sua sustentabilidade, preconiza um estudo promovido pela Entidade Reguladora da comunicação Social, apresentado hoje, em Leiria.

O documento intitulado "Caracterização do Sector da Radiodifusão Local" considera que a consolidação de grupos é uma forma para "alcançar economias de escala, aumentar a quota de mercado e, consequentemente, a captação de investimentos publicitários".

Este estudo defende, ainda, a necessidade de "desenvolvimento de estratégias multi-região (um accionista com vários rádios locais) ou multi-meio (imprensa, rádio, Internet, distribuição de publicidade)" como "modo de diversificação do risco de negócio e partilha de custos".

RÁDIO ONLINE

A nova realidade suscitada pela internet não escapa a este documento. O documento preconiza o lançamento de rádios on-line para aumentar a quota de mercado e permitir a utilização dos novos meios de comunicação pela população.

Além disso, alerta para a necessidade de a programação ser orientada para as características do público-alvo".

1 comentário:

frank disse...

Tudo tretas da ERC.

Por orgulho ou falta de capacidade de visão estratégica por parte dos patrões,jamais as rádios locais se unirão quando de certa forma, ate existe uma certa rivalidade não assumida.

As rádios online ja existem a mais de 2 anos (Projecto ROLI) para a maioria das rádios locais. O resultado do retorno comercial disso é zero. Na maior parte dos casos nem vale a pena os mais de 100€ que tem de pagar por mês para manterem o serviço activo.

Contudo gostava ver esse estudo em pormenor.